homescontents

A participação da Educom no projeto Mochila Leve

A Educom, em parceria com Câmara Municipal de Oeiras, iniciou duas formações para os professores deste município no âmbito do Projeto Mochila Leve. Conforme é nosso objetivo, as duas ações visam a promoção do uso das tecnologias digitais em ambientes de sala de aula.

A ação O Digital na Gestão Flexível do Currículo tem carácter de iniciação e conta com a participação de professores de vários grupos e níveis de ensino.

A outra turma, formada tem carácter de continuidade, intitula-se Ambientes Digitais Potenciadores das Aprendizagens, nesta formação os docentes têm por objetivo potenciar a integração de abordagens de aprendizagem ativa com recurso ao digital.

Estas formações ocorrem em espaço digital e conforme é apanágio da Educom pretendem criar dinâmicas de trabalho colaborativo promotoras da conceção, construção e desenvolvimento de materiais educativos digitais levando os docentes de todas as disciplinas e níveis de ensino a experimentar, explorar tecnologias e partilhar recursos e ambientes digitais passíveis de apoiar atividades de aprendizagem.
Esta parceria, que teve início no ano letivo 2018-2019, integrada no projeto Mochila Leve, tem fomentado um trabalho colaborativo entre o corpo docente dos agrupamentos de escolas que compõem a Rede Pública de Ensino de Oeiras.