homescontents

Khan Academy em Portugal – Um ano de experiência

Realizou-se ontem, dia 21 de fevereiro, no espaço Picoas, em Lisboa, um evento promovido pela Fundação PT, relativo à experiência adquirida no projeto-piloto “Matemática e Khan Academy” em desenvolvimento na região Centro-Oeste, em 5 Agrupamentos de Escolas, pela parceria constituída pela EDUCOM, DGE e Fundação PT. Este evento contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, do Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, do Presidente da EDUCOM, João Correia de Freitas,  e de Diretores dos Agrupamentos envolvidos, professores e alunos, entre outros convidados. Pode ver uma reportagem do evento no Diário da Manhã da TVI (de 1:25:34 a 1:27:32).

 

Este projeto-piloto está neste momento no segundo ano de execução e tem proporcionado a possibilidade de experimentação dos recursos digitais disponibilizados pela plataforma Khan Academy na aprendizagem de Matemática por alunos dos 3 ciclos do ensino básico.

Sendo uma plataforma aberta e gratuita, qualquer utilizador interessado pode testar e desenvolver os seus conhecimentos em Matemática, em língua portuguesa, mas um dos objetivos deste projeto-piloto é a utilização dos recursos digitais KA por professores com os seus alunos, e destes autonomamente para aprendizagem e aprofundamento dos conhecimentos em Matemática. Pode testemunhar uma breve apresentação da KA na Edição da Manhã da SIC Notícias, com a presença da Diretora da Fundação PT, Graça Rebocho.

As evidências existentes têm permitido aferir a importância dos recursos digitais nos processos de aprendizagem, contribuindo para conferir maior interatividade entre os alunos e os recursos digitais, e permitindo-lhes testar os seus conhecimentos com resultados imediatos.

Pode visionar a reportagem da RTP aqui, entre os minutos 14:47 e 18:20.

Esta plataforma tem vindo a ser integrado em contexto educativo e escolar pela parceria constituída pela Direção-Geral da Educação, pela Educom – Associação de Telemática Educativa e pela Fundação PT, sendo esta última entidade a responsável pela adaptação da KA em Portugal.