![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_165509-scaled.jpg)
Decorreu ontem, no Agrupamento de Escolas de Montenegro, em Faro, a ação de formação de curta duração (3h) “Ensino e aprendizagem: pensamento computacional, programação e robótica”
Com um grupo muito entusiasmado e bem disposto de professores dos vários níveis de ensino – 1.º, 2.º e 3.º ciclos, explorámos atividades relacionadas com o pensamento computacional, nomeadamente com recurso às atividades propostas p’lO Bebras – Castor Informático, a programação com recurso ao SCRATCH e a robótica com a utilização do Bee Bot e do Matatalab.
Esta ação pretendeu:
1. Sensibilizar para a utilização crítica e segura da internet e dos meios digitais;
2. Apoiar os professores na implementação de contextos multidisciplinares de aprendizagem com especial enfoque nas novas Aprendizagens Essenciais de Matemática;
3. Desenvolver atividades que requeiram a mobilização do pensamento computacional, da programação e da robótica, com recurso à metodologia de trabalho por projetos;
4. Favorecer a partilha de experiências de implementação das TIC e dos meios digitais nos diversos contextos;
5. Consciencializar para a importância das TIC e dos meios digitais em contextos multidisciplinares de aprendizagem, recorrendo a atividades que requeiram a partilha e publicação online da informação;
![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_165504-768x1024.jpg)
![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_171849-768x1024.jpg)
![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_171851-768x1024.jpg)
![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_172243-1024x768.jpg)
![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_172407-1024x768.jpg)
![](https://educom.pt/site/wp-content/uploads/2023/03/20230315_172544-1024x768.jpg)