homescontents

Concurso “Conta-nos uma história!” está de volta!

À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que incentivem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Pretende-se também contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa.

A entrega dos trabalhos decorrerá de 15 de janeiro a 31 de março de 2020.

Mais informações em: http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia

Para outros esclarecimentos, poderá ser enviada uma mensagem de correio eletrónico para [email protected]

A candidatura é feita online, até ao dia 31 de janeiro de 2020, através do preenchimento de um formulário disponível em http://erte.dge.mec.pt/formularios

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa ou em língua inglesa (3.º e 4.º anos de escolaridade), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos, lendas e/ou outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.

Podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, a proteção da floresta, entre outros.

Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

A dinamização deste concurso é assegurada pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag.