404 Not Found

404

Not Found

The resource requested could not be found on this server!


Proudly powered by LiteSpeed Web Server

Please be advised that LiteSpeed Technologies Inc. is not a web hosting company and, as such, has no control over content found on this site.

Últimos artigos

Uma breve conversa sobre as Novas Aprendizagens Essenciais de Matemática A

Conversas de Fim de Tarde na Educom – 2ª Sessão – 22.novembro.2023

Intervenção da Professora Sofia Veríssimo, do Instituto Politécnico de Portalegre.

A sociedade atual está profundamente marcada pela globalização, pela crescente digitalização e pelo acelerado desenvolvimento tecnológico, devendo a escola proporcionar ferramentas basilares que permitam a formação de indivíduos ativos preparados para estes novos desafios. A formação de indivíduos matematicamente competentes é um propósito fundamental do currículo de Matemática. Nessa perspetiva, torna-se crucial ter uma Matemática orientada para o futuro, com ideias inovadoras do currículo.

Os aspetos comuns entre o Pensamento Matemático e o Pensamento Computacional, na ciência e na própria sociedade, justificam que o currículo de Matemática valorize esta abordagem conceptual na resolução de problemas.

Siga o link para assistir à intervenção.

Imagem de Freepik

TIC e Matemática

Conversas de Fim de Tarde na Educom – 2ª Sessão – 22.novembro.2023

Intervenção das docentes que integram a Equipa Pedagógica da Matemática da E.B. D. Paio Peres Correia, em Tavira

A utilização das TIC desempenha um papel cada vez mais significativo no desenvolvimento do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, preparando-o para os desafios do século XXI.

As ferramentas digitais têm grande relevo na implementação das aprendizagens essenciais na disciplina de matemática, nomeadamente na abordagem exploratória, incentivando os alunos a participar ativamente na construção e aprofundamento dos seus conhecimentos.

A integração das tecnologias oferece possibilidades de experimentação, visualização, simulação, modelação e algoritmia através de ambientes de geometria dinâmica, folhas de cálculo, ambientes de programação, aplicativos digitais, utilizando diversos dispositivos (Kit Tecnológico, telemóvel e tablet).

Ferramentas digitais abordadas: classroom, folha de cálculo, geogebra e Scratch.

Siga o link para assistir à intervenção.

Imagem de Freepik

As Aprendizagens Essenciais de Matemática e o uso da tecnologia

Conversas de Fim de Tarde na Educom – 2ª Sessão – 22.novembro.2023

Intervenção do Professor António Domingos, Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, da NOVA-FCT.

António Domingos é licenciado em Matemática e Desenho, com mestrado e doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Teoria e Desenvolvimento Curricular.

É membro da equipa que produziu as novas Aprendizagens Essenciais da Matemática e nesta intervenção faz uma breve abordagem do papel da tecnologia na disciplina de matemática.

Siga o link para assistir à intervenção.

Imagem de Freepik