A Estratégia TIC 2020 visa melhorar o serviço prestado pela administração pública aos utentes através de um desenho mais eficaz de utilização das TIC que garanta “que os serviços digitais sejam mais simples, acessíveis e inclusivos, de forma a potenciar a sua utilização por todos os cidadãos.” A transformação digital sustentável da Administração Publica através da redução de custos é outro dos objetivos principais desta estratégia. Algumas das áreas de foco deste documento são a cibersegurança, o reforço e partilha de competências digitais, a convergência de sinergias e a inclusão digital.
A Estratégia TIC 2020 resultou de uma resolução do Conselho de Ministros e foi elaborada pelo Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação (CTIC) na Administração Pública. O documento apresenta três eixos de ação: 1) Integração e Interoperabilidade 2) Inovação e competitividade e 3) Partilha de recursos. A área da educação também é visada através de um plano sectorial que “está orientado ao cumprimento de objetivos de racionalização do investimento e despesa TIC, de modernização das infra-estruturas e de digitalização de processos internos à educação”.
Para informações mais detalhadas sobre a Estratégia TIC 2020 pode consultar o documento no site das Tecnologias da Informação e Comunicação na Administração Publica.