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TIC na educação e desenvolvimento de pessoas com deficiência visual

Conversas de Fim de Tarde na Educom – 1ª sessão – 18.outubro.2023

Intervenção da Dr.ª Madalena Ribeiro, consultora de TIC e Braille na empresa Megapontes.

legenda

A deficiência visual poderá significar impedimento de uma plena inclusão/integração social. Esta “limitação” pode começar logo na escola. De que forma poderemos contrariar esta condição, aparentemente inerente ao nascimento/diagnóstico de deficiência visual?

Nesta intervenção, apresentaram-se exemplos positivos e demonstrativos de como uma pessoa com uma suposta limitação pode contorná-la e superá-la, tornando-se um cidadão de pleno direito e, sobretudo, de pleno dever perante a sociedade em que se insere. Graças ao Braille, única forma de alfabetização de pessoas com cegueira ou perda severa de visão, bem como às novas tecnologias, uma pessoa impedida de ver da forma comum, pode alcançar objetivos de vida, quer ao nível educativo, quer profissional e, sobretudo, social.

Como um computador e um simples smartphone podem tornar-se os melhores amigos de uma pessoa com cegueira ou baixa visão? Auxiliam nas tarefas mais comuns, permitem ler documentação escrita a tinta, permitem aceder a informação de forma rápida, fácil e eficiente, permitem acesso idêntico a conhecimento e ferramentas essenciais ao desenvolvimento de um ser humano.

Em suma, aquilo que, para uns, pode ser uma diversão ou uma ferramenta lúdica, para outros, pode tornar-se essencial à sua vida independente, autónoma e inclusiva.

Siga o link para assistir à intervenção.

Imagem de Freepik

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