Acaba de ser lançada a edição em português “Diretrizes Inovadoras para os espaços de aprendizagem” do documento “Guidelines in Learning Space Innovations”, produzido no âmbito do projeto Novigado.
O documento agora disponibilizado pretende estimular o desenvolvimento de competências-chave (European Commission, 2018) e de competências transversais (UNESCO, 2013) entre os alunos, competências estas que são consideradas essenciais para o bem-estar da sociedade em geral e da escola em particular num ambiente tão afetado pela pandemia e num mundo pós-COVID-19.
O projeto Novigado foi criado em 2019, com o intuito de apoiar as escolas e parceiros na transição entre o ensino em sala de aula centrado no professor e o ensino baseado em práticas que promovam uma aprendizagem ativa, apoiadas por ambientes educativos inovadores e pelo uso de Tecnologias de Informação e Comunicação relevantes.
No âmbito deste projeto, foram elaboradas diretrizes com base em pesquisa documental e revisão da literatura sobre ambientes de aprendizagem flexíveis e inovadores, e sobre as práticas dos professores e dos alunos em sala de aula, que apoiam tanto a aprendizagem ativa como o ensino inovador.
Este projeto, coordenado pela Think! Foundation (Polónia), é desenvolvido por um consórcio de cinco outros parceiros do qual se destaca a European Schoolnet e o Agrupamento de Escolas Casimiro Pereira da Silva (Portugal).
Consulte o site deste projeto: http://fcl.eun.org/novigado
Fonte: Direção-Geral da Educação