Projeto Gen10s

Num momento de transição e capacitação digital, torna-se fundamental proporcionar a todos os cidadãos os recursos e oportunidades necessários para assegurar o domínio das novas tecnologias que garantam a sua participação plena e ativa na sociedade.

É com este objetivo que a EDUCOM tem nos últimos anos participado e colaborado no projeto Gen10s. Este projeto visa ensinar programação a crianças, promovendo a igualdade de oportunidades na área digital, reduzindo barreiras socioeconómicas e de género.

Este ano, a EDUCOM levou o projeto a quatro Agrupamentos de Escolas do Algarve, mais precisamente às escolas Básicas do 2.º e 3.º ciclos, Prof. Paula Nogueira em Olhão, Joaquim Magalhães em Faro, Infante D. Fernando em Vila Nova de Cacela e Dr. Francisco Cabrita em Albufeira. Com esta iniciativa, mais uma vez, proporcionou-se formação em programação Scratch a 100 alunos dos 5.º e 6.º anos. Os alunos destas escolas participaram no projeto contribuindo para uma nova perceção de tecnologia, demonstrando que podem passar de consumidores a programadores.

Este ano cruzámos este projeto com outra nossa iniciativa ,  Conversas de Fim de Tarde na EDUCOM na qual os colegas tiveram oportunidade de apresentar os trabalhos que realizaram com os seus alunos e explicar as dinâmicas e metodologias que colocaram em prática.